Palmeiras vira chacota no Brasil inteiro e até Gabigol se manifestou
Vários jogadores do Campeonato Brasileiro utilizaram suas redes sociais para se manifestar contra os gramados sintéticos nos estádios do Brasil. Um dos mais polêmicos é o do Allianz Parque, casa do Palmeiras, que frequentemente recebe reclamações de atletas que visitam o time nas competições nacionais e internacionais.
Através das suas redes sociais, Gabigol, formado nas categorias de base do Santo, destacou que “futebol é natural, não sintético” pontuando sobre a grandeza do futebol brasileiro no âmbito mundial e sobre como atletas de outras ligas são ouvidos, além dos investimentos que são colocados para garantir a qualidade dos gramados nos estádios ao redor do mundo.
“Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. Com o tamanho e representatividade do nosso esporte, esse debate nem deveria existir. Nas ligas mais respeitadas do mundo, os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim. Futebol é natural, não sintético!”, publicou Gabigol nas suas redes sociais.
Além e Gabigol que atualmente defende as cores do Cruzeiro, outros atletas também se manifestaram contra o gramado sintético, como o atacante do Santos, Neymar, além de outros como Thiago Silva, Bruno Henrique, Philippe Coutinho, Lucas e Alan Patrick.
Gramado sintético no Brasil
O gramado artificial ou sintético, está presente em alguns estádios do Brasil como o Allianz Parque (Palmeiras), Ligga Arena (Athletico-PR), Nilton Santos (Botafogo) e no remodelado Pacaembu. O Atlético Mineiro também deve passar a utilizar o gramado sintético na Arena MRV a partir de 2025.
Atualmente, os times que mandam seus jogos em campos artificiais são obrigados a liberar o acesso caso o time visitante queira realizar um treino no local um dia antes da partida. As medidas só valem para o Campeonato Brasileiro e não para outras competições organizadas pela CBF, como a Copa do Brasil.